Adaptive Governance

O Adaptive Governance (em português, governança adaptativa) é a solução da Sensedia para a governança de APIs.

Governança de APIs é a identificação e implementação de uma série de práticas para garantir consistência entre o ciclo de vida das APIs e a estratégia de negócios adotada pela empresa.

Uma boa governança de APIs funciona como uma estrutura de suporte à gestão das mesmas, oferecendo ferramentas para acompanhar o seu funcionamento e definindo regras e padrões para elas.

Uma governança adaptativa, por sua vez, diz respeito a funcionalidades que ajudam a automatizar partes do processo de desenvolvimento das APIs enquanto configuram-se cenários diferentes, de forma totalmente customizada, adaptados ao estilo de funcionamento de cada time.

Funcionalidades

O Adaptive Governance oferece as seguintes funcionalidades para você realizar a governança adaptativa de suas APIs:

  • Workflows: permitem definir os diferentes estilos do ciclo de vida de desenvolvimento das APIs e seus estágios de maturação, com requisitos para promoção entre os estágios.
  • Análise de impacto: dá visibilidade sobre a rede de integração de cada API com os demais objetos (apps, planos, recursos, operações e backends); assim, você consegue ver quem será impactado por alterações nas suas APIs, quais APIs serão impactadas por alterações nos backends, e consegue mitigar riscos.
  • Atributos: permitem classificar as APIs de acordo com as definições da governança, aumentando o controle e gerência sobre elas.
  • Interface Completeness: oferece uma análise de qualidade do contrato das APIs com base na especificação OpenAPI (Swagger) que ajuda a manter APIs dentro de padrões de mercado.
Undefined